top of page

Serviço de Orientação Psicanalítica: Pensando a Alimentação

soppa_logo.png

O S.O.P.P.A. é um serviço de acolhimento e orientação - fundamentado na teoria psicanalítica - que foi criado para ajudar qualquer pessoa que deseje ou necessite pensar sobre sua alimentação.


Após 10 anos de trabalho em nossas oficinas culinárias, sentimos a necessidade de facilitar o acesso de mais pessoas aos cuidados com a alimentação, articulando processos entre alimentação e saúde mental.


A culinária, enquanto atividade essencialmente humana, está na base do desenvolvimento das civilizações. Todo o ritual que envolve a alimentação: da preparação dos pratos ao encontro em torno da mesa - configura uma importante forma de transmissão de valores transgeracionais e culturais. A função alimentar humana está desde o princípio da vida permeada por afetos, sejam estes positivos ou negativos, ultrapassando seu valor intrinsecamente nutricional e/ou funcional.


O modo como nos alimentamos é um importante indicador sobre nossa saúde mental. Ao mesmo tempo, estados emocionais de angústia, medo e tristeza podem afetar significativamente a relação que estabelecemos com os alimentos. Portanto, um olhar cuidadoso para a relação que mantemos com o ato de comer pode ajudar a identificar conflitos psíquicos que, por sua vez, podem ser cuidados a partir de uma escuta sensível e não patologizante da alimentação.


Nesse sentido, o S.O.P.P.A é um espaço que propõe a extensão do nosso olhar clínico no qual oferecemos a partir da cozinha e do ato de cozinhar, possibilidades de transformação e resgate da potência criativa de cada indivíduo.

Acreditamos que pensar a alimentação pode ser uma forma de promoção de saúde e prevenção de transtornos alimentares. A cozinha pode ser um laboratório privilegiado onde se ampliam repertórios, se geram memórias afetivas e onde se fortalece o senso de coletividade.


Neste espaço criamos um plano individual elaborado exclusivamente para cada caso, no qual se considera a biografia alimentar da pessoa/família em questão, seus hábitos e valores culturais.


Os encontros acontecem primeiramente através de uma entrevista prévia - para conhecermos melhor a demanda de quem nos procura - e em seguida com um plano de encontros e atendimentos presenciais. Caso se faça necessário, também realizamos visitas domiciliares.


Atendemos crianças, adolescentes e adultos conforme cada demanda que se apresenta.

Sou profissional da saúde e quero participar do projeto

Obrigada!

Sou paciente em busca de tratamento

Obrigada!

bottom of page