7.png

Serviço de Orientação Psicanalítica Pensando a Alimentação

O S.O.P.P.A. é um serviço de acolhimento e orientação - fundamentado na teoria psicanalítica - que foi criado para ajudar qualquer pessoa que deseje ou necessite pensar sobre sua alimentação.


Após 10 anos de trabalho em nossas oficinas culinárias, apoiadas nos férteis encontros que tivemos ao longo desse caminho, sentimos a necessidade de ampliar a porta de entrada do Cozinha como experiência, de modo a facilitar o acesso de mais pessoas aos cuidados com a alimentação, favorecendo assim os processos de articulação entre alimentação e saúde mental.


A culinária, enquanto atividade essencialmente humana, está na base do desenvolvimento das civilizações. Todo o ritual que envolve a alimentação: da preparação dos pratos ao encontro em torno da mesa - configura uma importante forma de transmissão de valores transgeracionais e culturais. A função alimentar humana está desde o princípio da vida permeada por afetos, sejam estes positivos ou negativos, ultrapassando seu valor intrinsecamente nutricional e/ou funcional.


O modo como nos alimentamos é um importante indicador sobre nossa saúde mental. Ao mesmo tempo, estados emocionais de angústia, medo e tristeza podem afetar significativamente a relação que estabelecemos com os alimentos. Portanto, um olhar cuidadoso para a relação que mantemos com o ato de comer pode ajudar a identificar conflitos psíquicos que, por sua vez, podem ser cuidados a partir de uma escuta sensível e não patologizante da alimentação.


Nesse sentido, o S.O.P.P.A é um espaço que propõe a extensão do nosso olhar clínico no qual oferecemos a partir da cozinha e do ato de cozinhar, possibilidades de transformação e resgate da potência criativa de cada indivíduo.

Tanto o ato de comer quanto o de cozinhar dependem da experimentação e da observação do processo de transformação dos alimentos. Acreditamos assim, que pensar a alimentação pode ser uma forma de promoção de saúde e prevenção de transtornos alimentares e que a cozinha pode ser um laboratório privilegiado onde se ampliam repertórios, se geram memórias afetivas e onde se fortalece o senso de coletividade.


Neste espaço criamos um plano individual elaborado exclusivamente para cada caso, no qual se considera a biografia alimentar da pessoa/família em questão, seus hábitos e valores culturais.


Os encontros acontecem primeiramente através de uma entrevista prévia - para conhecermos melhor a demanda de quem nos procura - e em seguida com um plano de encontros e atendimentos presenciais. Caso se faça necessário, também realizamos visitas domiciliares.


Atendemos crianças, adolescentes e adultos conforme cada demanda que se apresenta.

 

Entre em contato com a gente pelo formulário abaixo para marcarmos uma conversa:

Obrigado! Mensagem enviada.